A cidade de Mendoza


Mendoza é a capital da Província de nome homônimo. Trata-se de uma cidade pequena situada no centro de uma região metropolitana grande. A cidade de Mendoza é o centro desta região urbana maior, mas este centro vivem apenas 100 mil pessoas e no entorno vivem mais 1 milhão em cidades como Godoy Cruz, Guaymallen, Luján de Cuyo e Lavalle.

A urbanização de Mendoza foi marcada pela reconstrução da cidade após um grande terremoto em 1861. Após este episódio catastrófico, os arquitetos se inspiraram na urbanização de Paris para refazer a nova Mendoza e construir sobre as ruinas uma cidade repleta de praças, passeios e um parque do mesmo tamanho da área urbana da cidade, o Parque San Martin.

O ponto de partida para se conhecer Mendoza se faz desde a Plaza Independencia, o marco zero da cidade. Esta praça, que é uma das mais bonitas da cidade, é marcada pela bela fonte e pelos eventos culturais que lá ocorrem, como a "Fiesta de la vendimia" que é uma festa do vinho.

Saindo da Praça, começa a Peatonal Sarmiento, que é uma rua de Pedestres repleta de lojas e de restaurantes com as mesas para fora, como na Europa. Esta é uma boa alternativa para fugir do ar condicionado no verão, que é muito quente e seco.

A peatonal Sarmiento termina na rua San Martin, que é o endereço do comércio de Mendoza, com lojas grandes, shoppings e casas de cambio.

turistas, pois ficam as lojas de souvenirs e algumas das mais famosas churrascarias da cidade. Um passeio imperdível é comer uma tradicional "Parrilla" no Mercado Central de Mendoza, localizado na Avenida Las Heras.

Recomenda-se conhecer o Parque San Martin e as alamedas da cidade. Mendoza apresenta um micro clima artificial muito mais ameno que no seu entorno desértico. Isso porque os planejadores da cidade realizaram uma arborização que resultou nos dias atuais em ruas formando túneis de arvores de grande beleza. Isso só foi possível porque a água que escorre dos Andes, provenientes do derretimento das geleiras, foi canalizada e distribuida por todas as ruas, formando as chamadas "Acequias" que são pequenos canais que correm ao lado de todas as ruas da cidade.

0 comentários: