Redonda – 2º dia

Já disse que em Redonda se come Lagosta e Camarão do café (no desjejum) até o jantar? Pois é, então não preciso nem dizer que nestes três dias cometi todos os pecados possíveis e inimagináveis da gula! Pra quem vem ao Ceará super-recomendo!!!

Redonda fica mais ou menos 4hrs de viagem, partindo de fortaleza para o litoral leste. É uma vila de pescadores muito linda e sua biodiversidade é maravilhosa. Os habitantes vivem exclusivamente do turismo e da pesca, com o beneficiamento de lagostas, camarões além do peixe.

Vista da praia -  caminho de Redonda à Peroba

O Sr. Lelê (dono da pousada 'O Pescador' e conhecido também por 'Capitão') estava contando que o vilarejo passa por dificuldades devido à pesca predativa da lagosta por pescadores de vilarejos vizinhos. E, para defender o local, a associação de pescadores de Redonda comprou dois barcos com motores e se revezam entre si para fazer uma fiscalização na costa marítima que pertence ao local devido à invasão de área por outros pescadores das vilas próximas, como se não bastasse, de forma predativa.

Para quem não sabe, a pesca da Lagosta tem que ser de forma artesanal para que a mesma tenha espaço para se reproduzir e assim a espécie não ficar ameaçada. Achei a atitude deles louvável, visto que ele também nos contou que não tem o apoio do IBAMA, nem da SEMACE e contou também que há muita corrupção nesse meio, por parte dos políticos e instituições fiscalizadoras. Essa é outra beleza de Redonda, as pessoas que lá moram são muito conscientes quanto ao tempo certo de explorar a natureza, respeitando sempre as épocas.

Foi uma verdadeira aula de ecologia e biologia.

No segundo dia acordamos muito cedo, tomamos um super café preparado pelo Sr. Lelê e quando digo um super café, é porque é super mesmo! Tinha melancia, mamão, melão, tapioca, pão quentinho, queijo coalho, presunto, sucos de maracujá e abacaxi... Nooooossa! Comi de tudo um pouquinho, aliás, comemos! Depois partimos para as praias próximas, pois a Preta queria nos mostrar uma linda praia chamada Tibau que fica na divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e o Ceará. Realmente, cada praia tem seu encanto e a viagem por dentro dos vilarejos é absurdamente rica! Nos empolgamos tanto na viagem que fomos parar no Tibau que fica no lado do Rio Grande do Norte, ficamos umas 3 horas pois os camarões e caranguejos por lá não estavam muito bons, além do atendimento na barraca "Rainha do Mar" ter deixado à desejar.

E, pra variar, no retorno nos perdemos! Kkkkkkk

Eu, perdida e achada. Depois de 15km achamos uma placa de direção.

Parece até brincadeira, mas nos perdemos realmente... Andamos cerca de 15km sem saber ao certo se era o caminho certo e por sorte, era! Só que viemos pelo caminho mais longe, que era vindo pela BR, chegamos a Redonda novamente e dessa vez fomos almoçar um peixe esperto na Barraca do Carlinhos e lá sim, além da comida gostosíssima que provamos desde o primeiro dia, o atendimento é nota 10! E se for ficar em pousada, super indico a do Lelê. O atendimento lá é 1000 estrelas, fora o local que é muito aconchegante!

No quesito banho de praia, Redonda tem a nota máxima! Suas águas são calmas (quase não há ondas) e é morna, uma delícia para tomar banho a qualquer hora. E para quem é mais atleta, como eu e as meninas, dá pra ir a pé a algumas praias como Peroba (por exemplo).

O pôr-do-sol em Redonda. Espetacular!

Passando a régua, nossas despesas foram:

Combustível - R$ 40,00 para cada (éramos três) e fomos e voltamos na tranqüilidade, incluindo o trajeto das praias.

Lagosta – R$ 16,00 o kilo

Camarão – R$ 15,00 o kilo (e esses são daqueles gigantes de verdade)

Diária na pousada do Lelê – 2 x R$ 60,00 em um quarto que cabem três pessoas e ainda tem espaço para armar duas redes (Pousada O Pescador)

Cervejas - R$ 3,50 a garrafa e R$ 2,50 a lata (o preço é normal, aqui em Fortaleza encontra-se até mais caro!)