O lado obscuro da publicidade

Olá pessoas! Após uma pausa no blog, retorno com um assunto um tanto polêmico, resolvi falar sobre o lado obscuro da publicidade com base em algumas pesquisas que fiz ultimamente sobre divulgação de produtos e mensagens subliminares, porém o que vou falar não tem nada a ver com "mensagens subliminares", pelo menos eu acho que não.

Hoje, a caminho do trabalho, prestava atenção no radialista engrandecendo a campanha de troca de geladeiras que a concessionária de energia elétrica do Ceará (COELCE) faz já algum tempo, porém, como sou sabedora do assunto (tanto da campanha quanto dos assuntos desta agência) sei que a publicidade que é feito em torno desta campanha deixa muito a desejar, com relação à informação de como a troca da campanha procede.

Quando ela é anunciada, a própria divulgação incita o ouvinte a concluir que a campanha é baseada em troca, a todo e qualquer morador que abranja a área que a campanha estará sendo aplicada, no entanto não é assim que procede. A Coelce disponibiliza um número "X" de geladeiras à Associação do referido bairro e este, após uma palestra que o representante da Coelce ministra na reunião organizada pela Associação, por fim sorteia entre os ouvintes presentes.

Claro, que todas essas regras não dá pra ser explicada em um spot de 15 ou 30 segundos, mas também não vamos suprimir informações que podem, sim, ser inseridas.

E por falar em informações, alguém notou o aumento (de novo) na tarifa de energia?

Enfim, é muito raro postar algo que soe como crítica social neste blog, mas quando o assunto me cabe e a causa é gritante, acho muito justo postar por aqui...

Exercer cidadania é isso: fazer valer, por meios óbvios, o seu direito e o direito dos outros.

E quando algo me incomoda, eu falo mesmo! O ser humano tem mania de criticar algo que apenas o atinge em seu meio, mas também temos que nos exercitar em falar por aqueles que não tem nem o mínimo de instrução para perceber esses detalhes obscuros que acompanham a publicidade.

Quem quiser conhecer o site da concessionária COELCE (clica aí) e sua reguladora estadual ARCE e a reguladora nacional ANEEL

E nunca esqueçam, todas essas empresas (governamentais ou não) tem um departamento chamado OUVIDORIA que, por incrível que pareça, realmente funciona! Então, se tem problemas com alguma coisa e a central de atendimento não consegue resolver, faz um e-mail bem carinhoso (ou carta mesmo!) e envia para a Ouvidoria da referida empresa e a mesma carta/e-mail para a agência reguladora dela. Aí vocês vão comprovar do que estou falando, seu problema é resolvido e ainda chegam brindes e cartas de desculpas.

Depois que aprendi este caminho (long time ago) nunca mais fiquei com nada engasgado, sem fazer prestar meus direitos. Agora, é importante que vocês tenham (todos os milhões) os números de protocolos que eles te fazem anotar!

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Amiga,na minha concepção a publicidade não tem lado obscuro, agora já não digo o mesmo sobre os
os profissionais* sem carater e ética que agem de má fé, esses sim são obscuros e medíocres!
Ps. Se consumidor é induzido ao erro e sente lesado com determinado anuncio de caráter enganoso e abusivo ainda que não desejado pelo anunciante, ele pode correr atrás de seus direitos, entrando em contato com os órgãos competentes. Defesa do consumidor (Procon) e com Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária)O CONAR é a instituição que fiscaliza a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil, norteando-se pelas disposições contidas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
A partir das denuncias dos consumidores o conar verifica e abre processo contra o anúncio veiculado na Tv. fazendo com que o anunciante e agencia responsável se retratem em relação a campanha tirando-a do ar. As recomendações do conar são sempre acatadas pelas agencias de comunicação. Procedente a denúncia, o CONAR recomenda aos veículos de comunicação a suspensão da exibição da peça ou sugere correções à propaganda.
Já o Procon elabora um auto de infração contra a empresa, e estabelece data limite para que ela possa se defender. No final do processo a empresa ainda pode receber multa com valor estipulado pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, como também responderá judicialmente perante o consumidor.

Os próprios consumidores devem saber quais são os seus direitos para fazer valer. O Conar é apenas um órgão como tantos os outros e precisa da ajuda de todos, por isso denuncie!
Com milhares e milhares de campanhas lançadas na mídia todos os dias, demora um pouco para eles fiscalizarem as campanhas que estão ilegais. Por isso antes de pré-julgarmos negativamente, devemos ter paciência para que determinado anuncio saia do ar.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM O PROCON FORTALEZA.

Endereço: Rua Major Facundo, 869 - Centro
Atendimento: de segunda à sexta-feira, a partir das 8 horas, com distribuição de senhas até às 14 horas.
Informações pelo telefone 151.

Amiga, mil beijokinhas!!