Amigos da Alemanha x Festival de Cinema

Essa semana (desde o dia 25/06) estou com um casal da Alemanha hospedados em minha casa, pelo CouchSurfing. Geralmente gosto de receber as pessoas e dar 24hrs de atenção, mas as férias é uma das épocas que mais rola trabalho para mim. Seja de vitrinismo, design de moda, websites e etc.... rola de tudo! Então, dei algumas dicas e expliquei que não poderia dar tanta atenção quanto gostaria, mas no Domingo (também sou filha de Deus) resolvi dar um stop no trampo e levei-os para almoçar na casa do Boyfriend, fiz aquele almoço espeeeeeerto e rolou elogios de todas as partes. Depois disto, fomos dar uma conferida no Festival Ibero-Americano de Cinema que está rolando em Fortaleza desde o dia 25/06 e vai até o dia 30/06 no Centro Cultural Dragão do Mar. Assistimos o documentário "Contra o Muro (Gesicht ZurWand) na mostra Memórias no Muro" tendo sua pré-estréia no festival.


 

Sobre a película... Contra o Muro (Gesicht ZurWand) do diretor Stefan Weinert na mostra Memórias no Muro

O documentário conta as memórias dos presos políticos e o período de domínio da Stasi na antiga Alemanha Oriental. Um documentário marcante e muito forte, contado pelos mesmos presos políticos com todos os detalhes da tortura sofrida na época. A Stasi era a principal organização de polícia secreta e inteligência da República Democrática Alemã (RDA). Foi criada em 8 de fevereiro de 1950 e centrava suas operações na capital, Berlim Oriental, onde mantinha um extenso complexo em Lichtenberg e outros menores dispersos pela cidade. Wikipédia relata: "A Stasi é reconhecida como um dos serviços de inteligência mais efetivos do mundo". Mas, esse grau de "efetividade" não é entendido de bom grado por quem assiste ao documentário.

Conta-se que na época, os cidadãos Alemães eram investigados por tudo que se entendia por "ilegal", seja assistir programas de TV ocidental, comprar e consumir produtos de lá (da parte ocidental) e até mandar uma carta à alguém do "outro lado" falando sobre a insatisfação com o sistema era motivo de ser preso e torturado. Há também relatos de uma possível venda de presos e sua liberdade. Enfim, o documentário é algo muito forte, recente (nem tão recente assim) que infelizmente não é falado na Alemanha (nem pelos torturadores, nem pelas vítimas) por medo, apesar do sistema já ter sido extinto marcado pela queda do muro de Berlim. Vê-se que a impunidade é algo que ainda maltrata suas vítimas, como conta-se diversas vezes durante o documentário.

Uma frase bonita, tocante e inteligente dita por uma das vítimas: "abra as janelas para entrar um pouco de justiça"

Antes de começar a ser apresentado, o diretor do documentário Stefan Weinert esteve falando algumas das dificuldades quando foi gravado quanto a falar sobre um assunto que se é evitado desde então. E, já que estávamos acompanhados por dois Alemães, claro que tivemos a oportunidade de bater um papinho rápido com o diretor, no caso a Hannah e o Johannes, porque eu e o Roriz ficamos sentadinhos esperando o filme começar.


 

Maratona de Design e Vitrines:

E, hoje comecei a Maratona Vitrinista da Diuncorpo. Quem quiser conferir como está a nova coleção e o visual das vitrines das lojas é só passar em algum dos endereços abaixo.

Shopping Fortaleza Sul: Av: Luciano Carneiro, 1333 - Setor C - Loja 1/3 - Vila União / Fortaleza – CE

Av. dos Expedicionário, nº 5514 – Aeroporto / Fortaleza – CE

Shopping Maraponga Mart Moda: Rua Francisco Glicério, nº 290 – Mart 2, Loja 1B – Fortaleza – CE


 

0 comentários: