Nick and Norah's Infinite Playlist

Uma amiga me liga às 23h da quarta morrendo de rir (e olha que o filme estava no segundo bloco ainda) pra indicar este filme... Quintas feiras me matam, ainda mais se estou de folga e sem vontade de sair... Mas no fim da noite, depois de uma inspiração gastronômica decidi assistir ao filme "Uma noite de Amor e de Musica" (Nick and Norah's Infinite Playlist). Fechei o dia da melhor forma possível. O filme é muito fofo! A historia é bem adolescente mas contada de uma forma bem espontanea e original:

“Um Noite de Amor e Música” deveria ter recebido uma melhor atenção de seu departamento de marketing e divulgação. É o tipo de filme que revoluciona o gênero. E comédias românticas agradáveis são muito bem-vindas, já que a situação está calamitosa. O que há de tão inovador em “Uma Noite de Amor e Música”? A ingenuidade. Temos dois jovens, uma história de desencontros, e uma grande cidade que não dorme, ao longo de uma noite que não parece ter fim.

Logo no início do filme conhecemos Nick (Michael Cera), um adolescente inconformado com o término de seu relacionamento. Ele toca bateria em uma banda queercore (ramificação do punk com motivos GLS), apesar de não ser gay. Depois de se apresentar com o grupo em uma casa noturna, conhece a jovem Norah (Kat Dennings), por acaso. Além de ser amiga da ex-namorada de Nick, Norah está acompanhada de Caroline (Ari Graynor), que está completamente bêbada e precisa ser levada para casa. Nick pede aos amigos da banda que ajudem a levá-la na van do grupo, e acaba se aproximando de Norah.

O filme não pára por um minuto. É uma interessante analogia à própria Nova York. O grupo acaba perdendo a tresloucada Caroline e passam a procurá-la por todos os cantos badalados da cidade. Nem é preciso mencionar que a trilha sonora (que não é infinita como o título original sugere, mas bem que deveria) vale ouro. Tem Bishop Allen, The Submarines, Takka Takka, Band of Horses, Shout Out Louds e muitos outros, alguns até fazendo participações especiais.

O elenco é muito bom, também. Continuo não gostando de Michael Cera, que não só interpreta o mesmo personagem em todos os filmes que faz como também os faz com a mesma cara sem expressão. Kat Dennings teve seu primeiro papel de destaque no cinema em “O Virgem de 40 Anos” (ela era a filha da personagem de Catherine Keener, que fica chocada ao vê-la com o de Steve Carrell), mas já provou saber o que faz em “Charlie – Um Grande Garoto”. Outro destaque é a banda gay de Nick, que foge dos estereótipos, talvez a escolha mais saudável do longa.

“Uma Noite de Amor e Música” foi um dos primeiros filmes produzidos com o auxílio do programa “Made in NY” para filmes feitos na Big Apple, uma lei de incentivo meio tardia já que Nova York sempre foi retratada à exaustão no cinema. Quando se sabe sobre esse acordo, o grito “I love New York” dado por Norah ao final do filme fica mais compreensível.

Não deixe de ver “Uma Noite de Amor e Música”, seja no cinema ou em vídeo (se os distribuidores insistirem em errar, não deve aparecer no Brasil por algum tempo). É uma história bonita com roupagem diferente e personagens carismáticos. Principalmente a personagem Nova York.

Uma Noite de Amor e Música (Nick and Norah’s Infinite Playlist, 2008), 90 min.
Direção: Peter Sollett
Roteiro: Lorene Scafaria (roteiro), Rachel Cohn, David Levithan (livro)
Com: Michael Cera, Kat Dennings, Aaron Yoo, Rafi Gavron, Ari Graynor, Alexis Dziena, Jonathan B. Wright

(fonte: http://cinecartografo.wordpress.com/2009/02/25/uma-noite-de-amor-e-musica-nick-and-norahs-infinite-playlist-2008/)

E eu concordo em numero e grau!!! A trilha sonora é inesquecivel... Bem underground, com uma pitada de romantismo e bandas pouco comerciais (procurei depois e me deliciei demais com as coisas q me traziam de novo as imagens do filme. O filme pode ser chamado de um videoclipe longa metragem. Sempre com musicas ao fundo e cada uma criando climas e climax. Segue ai a lista de musiquinhas que valem a pena baixar e ouvir até nao aguentar mais... (Obs: Nao achei o disco na integra. Acho que só nos EUA mesmo, mas baixei musica por musica)

Trilha Sonora
“Speed Of Sound” (essa fica a cara do filme por causa da abertura)
Escrita por Christopher Bell
Interpretada por Chris Bell
Publicada por Ardent Music, LLC (ASCAP)

“Lover”
Interpretada por Devendra Banhart
Escrita por Devendra Banhart e Noah Georgeson
Publicada por Chriysalis Songs (BMI)/Kite Hill Music, admin. by Razor & Tie Direct, LLC (ASCAP)

“Middle Management”
Interpretada por Bishop Allen
Escrita por Christian Rudder e Justin Rice
Publicada por Superhyper (ASCAP)

“Ottoman” (minha favorita)
Interpretada por Vampire Weekend
Música de Ezra Koenig, Rostam Batmanglij, Chris Tomson e Chris Baio
Publicada por Vampire Weekend Music (ASCAP)

“Riot Radio”
Interpretada por The Dead 60s
Escrita por Bryan Johnson, Matt McManamon, Charlie Turner e Ben Gordon
Publicada por The Ego Factory (ASCAP)/Lost In The Woods (ASCAP)/The Publishing Sketch Inc. (ASCAP)/Divine Music Publishing (ASCAP)
Por Arrangement with Sony BMG Music Entertainment (UK) Limited (P) 2004 Sony BMG Music Entertainment

“Fever”
Interpretada por Takka Takka
Escrita por Gabe Levine, Conrad Doucette, John Paul Jones e Robert Damion Jurrens
Publicada por Song In The House of Hassle (BMI)

“Xavia”
Interpretada por The Submarines
Escrita por Eleanor Hazard
Publicada por Sonar Ding (BMI)

“After Hours”
Interpretada por We Are Scientists
Escrita por Christopher Cain e Keith Murray
Publicada por Sony/ATV Tunes LLC (ASCAP)/Somewhat Neat Publishing Company (ASCAP)

“Our Swords”
Interpretada por Band of Horses
Escrita por Benjamin Bridwell, David Early e Timothy Ian Meinig
Publicada por Birdsmell Brand Songs (ASCAP)/Hella Magical (ASCAP)/Painted Numbers (ASCAP)

“Silvery Sleds”
Escrita e Interpretada por Army Navy
Publicada por Ginger Jams (ASCAP)/Ferry Slip Music (ASCAP)/Aphasiatic Fever (ASCAP)

“Baby You're My Light”
Escrita e Interpretada por Richard Hawley
Publicada por Universal Music - MGB Songs (ASCAP)

“Very Loud”
Interpretada por Shout Out Louds
Escrita por Adam Olenius
Publicada por EMI Blackwood Music, Inc. o/b/o EMI Music Publishing Scandinavia AB (BMI)

“How To Say Goodbye”
Escrita e Interpretada por Paul Tiernan
Publicada por Paul Tiernan (IMRO)

“Last Words”
Interpretada por The Real Tuesday Weld
Escrita por Stephen Coates
Publicada por Six Degrees Music, admin by Ruminating Music (ASCAP)

“Nick & Norah's Theme” Written &
Interpretada por Mark Mothersbaugh
Publicada por Colpix Music, Inc., admin. by Sony/ATV Songs LLC (BMI)

“12 Gays Of Christmas”
Escrita por Lorene Scafaria
Interpretada por John Cantwell

“You Sexy Thing”
Interpretada por Hot Chocolate


Outra coisa q eu gostaria de chamar a atenção é pro personagem Caroline (Ary Graynor). Ela simplesmente é o filme. O sumiço dela e as suas loucuras bêbada são o ponto mais humoristico do filme.

Enfim, o filme ganha pelo dinamismo (muita coisa acontecendo em sequencia), pelo elenco jovem bem escolhido, pelo roteiro bem adaptado (o roteiro original é um livro). A midia so investiu pouco nesse fantastico filme. Fica a dica musica e cinematografica de fim de semana.

0 comentários: