10º dia de Mochilão – Baila comigo?


Acordamos bem cedinho, pra que dessa vez (mesmo tendo erros de percurso) conseguíssemos chegar ao Caminito. E, chegamos! Desta vez sem erros e pra variar chegamos cedo demais, era o Caminito e nós, somente. 
As lojas e os turistas foram chegando aos poucos, assim tivemos tempo suficiente pra percorrer as ruas e ver as fachadas das casas sem a poluição dos "camelôs", tudo muito colorido!

O Caminito era tudo que eu esperava, aliás nós! Muita gente, muita cultura (muita mesmo) e sobretudo muita arte. Arte para comer, ver e respirar! É incrível ver e de se esperar que toda Buenos Aires e sua cultura tenha saído do subúrbio, da parte mais pobre diga-se de passagem. 
O Caminito encanta dos mais novos aos mais velhos, enche nossos olhos do passado e do presente... O lugar, por ser pólo de Turismo (uns anos atrás tombado como patrimônio histórico) aos poucos vai sendo restaurado, no Puerto Madero (que começa lá e vai até a parte mais rica da cidade que é Palermo) estão sendo construídas umas pontes de passagens enormes, mas também essa parte do porto é a mais suja, onde a maior parte do lixo desemboca na parte mais pobre (parece até piada)... No calçadão do Puerto Madero, há uma exposição com réplicas das telas principais do Louvre. Muito bonitas por sinal!


Voltando ao Caminito... Vê-se por lá que é uma comunidade que se presta, digo, uma grande família que mora pelos arredores... São desde pequenos artesãos à artistas já conhecidos no meio, é um museu a céu aberto! Praticamente dá vontade de levar tudo! E tem preço pra tudo quanto é bolso, vale também pechinchar (que foi o meu caso)... Compramos muitas "coisitas", eu, por exemplo, comprei umas lembranças para os amigos mais próximos e para minha casa comprei umas telas dos The Beatles (uma vetorizada e outra uma réplica de um jornal de 1962), comprei também dois com motivos de tango e milongas... Já a Erika comprou umas telas de cartazes publicitários da época que a nossa avó era moça e uns quadros pintados a óleo e outros revelados, muito legal.
Apesar da pobreza e de ver que a Secretaria do Turismo tentou "maquiar" o que ali se passa, o Caminito é um lugar romântico. Tango e bares muito antigos em cada esquina, declarações de jovens apaixonados pregados em algumas casas alguns em cerâmica pintada e homenagens de dançarinos que já partiram dessa vida.
No Caminito conhecemos mais um pouco das variações do Tango, há o tradicional, Gotan Project, Narcotango, Eletro Tango e outros tais... O que mais nos cativou, além do tradicional, foi o Narcotango que além de ser muito parecido com o "Gotan Project" tem um quê de misterioso e mafioso (acho que o nome não foi dado à toa!).


Saímos do Caminito e chegamos no hostel sem erros (garotas espertas!), passamos no supermercado e a Erika achou um telefone que engoliu 1,50 (pesos) e ainda não fez a ligação que ela queria (claro, algo tem que acontecer... rs), depois fomos fazer aquele rango. Felizes e satisfeitas fomos descansar para o show de Tango que terá no Obelisco, no lance 0800 a noite. 
Fomos, tirando a parte de que tinha pernilongo (chamadas de muriçoca ou carapanã em algumas terras que andei) pra "dedéu", o show foi ótimo! Já tínhamos visto uma mostra do que era o tango dançado pelos nativos... Porém, ver as dançarinas se matarem de dançar no palco foi no mínimo emocionante, deu até vontade de aprender a dançar!

Na saída do show (viemos antes de terminar, pra não ficar muito tarde) três turistas (acho que alemãos) nos abordaram falando "hola chicas"sendo que não sabiam falar mais nada, aí não deu outra começamos a gargalhar e seguimos o curso... Já perto do hostel, quatro mulheres tentaram nos assaltar, porém quem vem do Brasil já manja dos códigos (possivelmente todos) dos ladrões metidos a espertos, então foi "pernas pra que te quero"... Infelizmente essa é a parte chata de se andar numa cidade turística a noite, e olha que tem policial pra tudo quanto é lado!

A parte interessante e outra desinteressante... Vamos primeiro a INTERESSANTE

Quando chegamos ao hostel ontem, já vimos que tínhamos companheiras de quarto novas e vizinhos de quarto também... As de quarto é a parte desinteressante, mas os vizinhos, digo O VIZINHO, além de "gato gaiatinho" (como a Rafa apelidou) é todo pro lado das Brasileñas aqui... Um rapaz muito dado, engraçado, gato, um poço de simpatia e além de tudo ainda se prestou a ensinar Espanhol (essa é a parte boa de ser turista despreparada)... O moçoilo contou que já foi no Brasil (em Floripa), disse que o Brasil é muito lindo e muito quente também... Contou que estão partindo para Montevideo amanhã (uma pena), mas já valeram as gargalhadas que demos no pouco tempo que ficamos aqui no hostel...

Já a parte DESINTERESSANTE...

Bem, parece que as companheiras de quarto (duas na verdade) acho que são Chilenas, enfim... Parece que nossa amizade com o "gato gaiato" gerou uma certa "simpatia" (no sentido irônico pessoal... rsrsrs)... É né, fazer o quê né? Se Brasileira onde chega faz sucesso! Huhuhuhuh

 
Enfim, tenho que me despedir de Buenos Aires (a Cidade colírio)... afinal só temos mais dois dias de mochilão. Esse, por ter sido o primeiro, valeu a pena cada centavinho economizado, cada moneda gasta, cada camelada feita! Até agora andamos (só em Buenos Aires) cerca de 200 quarteirões (o que chega a ser uns 20Km)... Em Bariloche andamos menos, cerca de 10km (pois tiveram as trilhas).

Quando encerrar o mochilão, farei um post só de contabilidade de custos e de pernadas, afinal temos tudo anotado (A contabilidade fica com a Erika e contar os dias e as pernadas fica comigo)!!!!

Beijos galera do Brasil!

0 comentários: